(31) 3995-5367
Av João Pinheiro, nº 129 - 6º andar - Sala 601 - Bairro Boa Viagem - Belo Horizonte - CEP: 30130-183 - Minas Gerais
Notícias
24/07/2018
Associação Médica de Minas Gerais (AMMG) realiza, o curso Medicina Baseada em Evidências

Medicina Baseada em Evidências é tema de curso na AMMG

Em parceria com o grupo de estudos Mais Evidências, a Associação Médica de Minas Gerais (AMMG) realiza, no dia 15 de agosto, o curso Medicina Baseada em Evidências. Estudantes, residentes e médicos terão a chance de aprender com especialistas a importância e como praticar essa atividade no seu dia a dia profissional.

De acordo com coordenador e membro fundador do Mais Evidências, o geriatra Reginaldo Valácio, muitas práticas dentro da medicina não são baseadas nas evidências de que algum tratamento é realmente eficaz para o paciente. Utilizamos a metodologia GRADE, recomendada pela própria Organização Mundial de Saúde, para nos apoiar quanto ao que é prioridade, nas incertezas e, ainda, na tomada de decisões e como compartilha-las com a equipe médica, pacientes e seus familiares, explica.

Para o pesquisador canadense Gordan Guyatt a decisão compartilhada sem evidência é fraude. Nesse sentido, Reginaldo Valácio ressalta que medicina é tomada de decisões e essas precisam ser transparentes. A única forma de fazer isto é sistematizar as respostas e buscar as evidências. Os pacientes exigem a decisão compartilhada por parte do médico, o que ocorre somente com comunicação e as evidências, claro, frisa.

Pesquisa realiza pela Associação de Apoio a Residência Médica de Minas Gerais (Aremg) apresenta que 82% dos entrevistados consideram o curso de Medicina Baseada em Evidências o mais importante dentre outros oferecidos pela entidade. Valácio conclui que a geração anterior a da era da informação precisou se adaptar aos tempos de hoje: Saímos do livro para um mundo repleto de informações e o curso nos ajuda a selecionar isso.

Programação e inscrições: https://www.sympla.com.br/curso-de-medicina-baseada-em-evidencias__324262

Informações:  (31) 3247-1640 / https://eventos@ammg.org.br